Foco e Escopo da Revista

Perspectivas em Análise do Comportamento é uma revista semestral online, editada e financiada pelo Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento. Seu objetivo é publicar artigos originais, relacionados ao behaviorismo radical e à análise do comportamento, com destaque para análises sobre o desenvolvimento histórico, filosófico, conceitual, metodológico e tecnológico da área.

São aceitos para publicação estudos teóricos, estudos experimentais básicos e aplicados, revisões da literatura (revisões sistemáticas e meta-análises), relatos de pesquisa histórica, resenhas, cartas ao editor e notas técnicas. Notícias também podem ser publicadas, a critério do Corpo Editorial. 

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Perspectivas em Análise do Comportamento. A reprodução total dos artigos deste periódico para quaisquer fins está condicionada à autorização escrita do editor. Interessados em reproduzir parcialmente os artigos (i.e., trechos superiores a 500 palavras, tabelas e figuras) deverão obter permissão escrita do(s) autor(es).

O título abreviado da revista é Perspectivas, forma a ser utilizada em bibliografias, referências, legendas bibliográficas e notas de rodapé, caso haja necessidade de abreviação. 

 

Processo de Avaliação por Pares

Inicialmente, os artigos submetidos à Perspectivas em Análise do Comportamento são avaliados pelo(s) Editor(es) ou pelos Editores Associados, responsáveis por analisar a adequação dos manuscritos aos objetivos e às normas da revista. Uma vez aprovados, os artigos são encaminhados (sem os nomes dos autores) a pares de consultores, selecionados entre os membros do Conselho Editorial da revista ou entre especialistas ad hoc.

O tema dos manuscritos representa o critério principal para a escolha dos pareceristas. São necessários dois pareceres favoráveis para a aceitação do artigo. Em caso de divergência entre os consultores, o Editor decidirá pela recusa do manuscrito ou pela submissão a um terceiro parecerista. Os nomes dos consultores também são mantidos em sigilo.

Assim que a aceitação ou a recusa do trabalho for definida, ela será prontamente comunicada aos autores. Artigos aprovados serão encaminhados aos autores para eventuais alterações sugeridas pelos pareceristas ou pelo Editor da revista, devendo ser reenviados com as mudanças recomendadas no prazo máximo de 30 dias.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre do Editor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Corpo Editorial da revista, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

O Editor enviará uma cópia do artigo diagramado para a revisão final dos autores. Após o envio, modificações necessárias antes da publicação devem ser informadas ao Editor em até cinco dias úteis. Caso os autores não reencaminhem o manuscrito com as últimas revisões, o Editor assumirá que os autores concordaram com a formatação final do trabalho. 

 

Indexadores

 Os artigos publicados na Perspectivas em Análise do Comportamento são indexados em:

• Imbiomed

• Index Copernicus Journals Master List

• Latindex

• Sumário de Revistas Brasileiras

• PePSIC

 

QUALIS B4