O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento duplo; usa uma fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, ao final, em acordo com as normas da APA (6a edição)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Perspectivas em Análise do Comportamento é uma revista semestral online, editada e financiada pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Seu objetivo é publicar artigos originais, relacionados ao behaviorismo radical e à análise do comportamento, com destaque para análises sobre o desenvolvimento histórico, filosófico, conceitual, metodológico e tecnológico da área.

São aceitos para publicação estudos teóricos, estudos experimentais básicos e aplicados, revisões da literatura (revisões sistemáticas e meta-análises), relatos de pesquisa histórica, relatos breves de pesquisa, resenhas, notas técnicas e traduções de textos clássicos da análise do comportamento.

Perspectivas em Análise do Comportamento aceita artigos em português, espanhol ou inglês. Artigos escritos em português também devem apresentar resumos em espanhol e inglês. Da mesma forma, artigos escritos em espanhol têm de incluir resumos em português e inglês. Artigos escritos em inglês, por sua vez, devem apresentar resumos em português e espanhol.

Cada artigo deve ser acompanhado por uma carta na qual todos os autores (a) autorizam a revista a conduzir o processo editorial e (b) confirmam que o manuscrito não está sendo avaliado nem será submetido à avaliação em outra revista durante o processo editorial em curso na Perspectivas em Análise do Comportamento.

O processo editorial terá início apenas se essas exigências forem cumpridas. Caso contrário, o manuscrito será devolvido aos autores para a realização das modificações necessárias. Assim que receber a versão atualizada, o Editor imediatamente a notificará.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À SUBMISSÃO

Para realizar qualquer submissão pelo sistema da revista, são necessários os seguintes documentos: (a) uma carta de submissão, (b) folha de rosto identificada, (c) manuscrito não identificado (blind) e (d) arquivos suplementares quando necessário.

(a) Carta de submissão do manuscrito

Deverá ser enviada uma carta ao editor, assinada por todos os autores, em formato pdf, que indique: (a) a categoria em que o trabalho se insere (e.g., relato de pesquisa, estudo teórico etc.); (b) afirmação de que o texto não está sendo submetido simultaneamente a outro periódico; (c) garantia de que todos os procedimentos éticos aplicáveis foram atendidos. A carta de submissão do manuscrito deverá ser assinada, digitalizada anexada como “documento suplementar” no momento da submissão pelo sistema.

(b) Folha de rosto identificada

Folha de rosto com as seguintes informações: (a) Título em português, inglês e espanhol (no máximo, 15 palavras); (b) sugestão de título resumido no idioma em que o manuscrito foi redigido (no máximo, seis palavras); (c) indicação da categoria em que se insere o trabalho (e.g., relato de pesquisa, estudo teórico etc.); (d) nome dos autores; (e) filiação institucional; (f) informações referentes à financiamentos de pesquisa relacionados aos manuscrito; (g) agradecimentos, se for o caso; (h) declaração de conflito de interesse (mesmo quando não houver); (i) declaração sobre cuidados éticos e consentimento livre e esclarecidos relacionados ao estudo, quando for o caso. Incluir, quando for o caso, o número de aprovação e as informações do comitê de ética em pesquisa); (j) nome do autor referência para contato dos leitores, endereço e e-mail para correspondência.

Sobre os autores: Não há limite máximo de autores por artigo. Todos os autores dos manuscritos submetidos devem ter o cadastro completo no sistema da revista, incluindo nome completo, filiação institucional (se houver), área de atuação e e-mail para contato. Seguindo a sugestão do Committee on Publication Ethics (COPE), são considerados autores somente aqueles que que (a) contribuíram substancialmente com o desenvolvimento do estudo relatado no manuscrito; que (b) participaram ativamente da redação do texto apresentado; que (c) assumem a responsabilidade pela totalidade das informações apresentadas no manuscrito; e (d) que garantam que nenhuma pessoa que atenda aos critérios anteriores foi deixada de fora da lista de autores.

(c) Manuscrito não identificado

Os manuscritos devem obedecer às normas de estilo descritas na sexta edição do Manual de Publicação da Associação de Psicologia Americana (APA, 2010; ver exemplo de manuscrito modelo nas pp. 41-59).

Os artigos têm de ser submetidos eletronicamente no formato .doc ou .docx, em fonte Times New Roman, de tamanho 12, com espaçamento duplo entre linhas e alinhamento recuado à esquerda.

Primeira Página (Folha de rosto sem identificação dos autores)

Folha de rosto com as seguintes informações: (a) Título em português, inglês e espanhol (no máximo, 15 palavras); (b) sugestão de título resumido no idioma em que o manuscrito foi redigido (no máximo, seis palavras); (c) indicação da categoria em que se insere o trabalho (e.g., relato de pesquisa, estudo teórico etc.)

Segunda Página (Resumo)

Resumo em Português, com até 200 palavras e descrição das palavras-chave em português, preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde — Psicologia, disponível em www.bvs-psi.org.br (no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto-e-vírgula, com ponto final após a última palavra, em ordem decrescente de importância.

Terceira Página (Abstract)

Resumo em Inglês, seguindo as mesmas orientações do resumo em Português.

Quarta Página (Resumén)

Resumo em Espanhol, seguindo as mesmas orientações do resumo em Português.

OBSERVAÇÃO: É fundamental a equivalência entre os resumos em português, inglês e espanhol.

À partir da quinta página (Texto)

Os manuscritos devem obedecer às normas de estilo descritas na sexta edição do Manual de Publicação da Associação de Psicologia Americana (APA, 2010; ver exemplo de manuscrito modelo nas pp. 41-59).

Referência

Os manuscritos devem obedecer às normas de estilo descritas na sexta edição do Manual de Publicação da Associação de Psicologia Americana (APA, 2010; pp. 180-224). Ressaltamos que, pelas normas atuais da APA, faz-se necessário adicionar o DOI (digital object identifier) sempre que for o caso.

 

GARANTINDO UMA REVISÃO CEGA

Cabe aos autores suprimir quaisquer elementos capazes de identificá-los, tanto no texto quanto no arquivo enviado. Atenção deve ser dada ao recurso “Propriedades” do MS Word®, que pode identificar o autor do arquivo. Caso seja necessário mencionar alguma propriedade da instituição à qual está vinculada a pesquisa relatada (como no caso da menção ao nome do comitê de ética que avaliou o projeto) o trecho que identifica os autores deve ser substituído por: “[informação suprimida para não identificar o(s) autor(es)]”. As informações eventualmente suprimidas devem constar na folha de rosto identificada (ver especificações desse documento a seguir). Trabalhos citados do texto que possam vir a identificar os autores devem ser suprimidos na versão de submissão (e.g., Autores suprimidos, ano), mas adicionadas na versão para publicação, em caso de aprovação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.